NOVA MARCA karma-07.jpg

A Karma Coletivo de Artes Cênicas formada pelos artistas Leandro Cardoso, Lídia Abreu e Mauro Filho estabelece relações nas intersecções das linguagens da dança, teatro e performance. A pesquisa coletiva tem foco em conceitos como dramaturgia expandida, fisicalidade e presença. Seus trabalhos buscam dialogar com o tempo presente, através de procedimentos cênicos, ações de formação e encontros. O coletivo tem residência em Itajaí, estado de Santa Catarina desde 2013. Já fizeram parte do seu repertório os trabalhos Em Respeito à Dor (2014), Berlim: dois corpos à procura (2015), Cartografia do Assédio (2017) e Dois ao Cubo (2018). Atualmente mantêm em seu repertório os trabalhos CaÊ (2018), Dentre (2021) e Proibido Acesso (2021). 

 

Desde sua fundação vem se apresentando em diversas mostras e festivais pelo Brasil e exterior, passando pelos estados do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Piauí e Bahia. Em 2019, a Karma integra a mostra EmCenaCatarina do Sesc em Santa Catarina, maior circuito de artes cênicas do estado, em 12 municípios catarinenses com o espetáculo "CaÊ".

 

Além da criação e manutenção de espetáculos, o coletivo possui também em seu repertório o fomento a projetos de formação para artistas da cena por meio do Conexões Contemporâneas, que promove oficinas intensivas com profissionais de renome das artes da cena, além de apresentações de espetáculos. Este projeto conta com participação de artistas de várias cidades de Santa Catarina e de outros estados brasileiros suas quatro edições (2016, 2018, 2019 e 2022). Contou com formações de Bárbara Biscaro, Elke Siedler, Denise da Luz, Janaína Matter, Renato Turnes, Roberto Audio, Adriano Guimarães, Georgette Fadel, Lisandro Belotto, Janaína Leite, Fabrício Licursi e Márcio Abreu. Outro evento produzido pelo grupo é o CORES: arte, gênero e diversidade, primeiro evento de arte que discute as questões de gênero e sexualidade do estado de Santa Catarina. O evento ocorreu em 2016 e 2018 com espetáculos, performances, exposições e rodas de conversa.

portifólio completo