banner-site.jpg

OFICINAS

cherri_20191210_3067.jpg

TEATROS DO REAL – DOCUMENTO E AUTORREPRESENTAÇÃO NA
CENA CONTEMPORÂNEA com Janaína Leite (SP) 

@ Itajaí Criativa Residência Artística

14 e 15 de maio

10h as 13h / 15h as 18h

O curso visa introduzir, teórica e praticamente, os participantes dentro da perspectiva do chamado “teatros do real”. No trabalho, convergiremos a discussão e os exercícios para as questões da autorrepresentação no teatro partindo dos eixos “documento”, “memória” e “autobiografia”, criando células autorais. O módulo tem como objetivo explorar o repertório pessoal de cada participante no tocante ao seu corpo, história, temas de interesse e atritar esse “campo simbólico” com outros campos que serão propostos, tanto pelo orientador, quanto pelos próprios participantes. E, por último, a proposta introduz – a partir de diversos exemplos concretos - noções amplamente empregadas na cena contemporânea como “performatividade”, “cena documental”, “depoimento pessoal”, afim de problematizar esses conceitos e dar-lhes materialidade.

fabricio-licursi-2-1.jpg

CORPO E MOVIMENTO: PRÁTICAS SOMÁTICAS

com Fabrício Licursi /// Junho de 2022

Será abordada a anatomia e fisiologia do esqueleto e suas correlações com outros sistemas corporais: órgãos, órgãos especiais do sentido, fluidos e sistema nervoso. Os encontros são fundamentados em práticas somáticas - material de base e estudo do diretor de movimento e intérprete Fabricio Licursi. As práticas somáticas intencionam a integração entre corpo e mente através de exercícios de respiração, movimento, auto-toque e diálogo consciente. Através da anatomia e fisiologia do corpo o participante é convidado a perceber, experimentar e dançar a expressividade do seu corpo. Aqui, o corpo é o ponto de partida para podermos percebê-lo e esculpi-lo no espaço-tempo. O corpo é o apoio e o caminho para que a potência criativa e imaginativa do participante transforme-se em ato. Para somar a corporalização, a oficina inclui jogos de composição utilizados em danças de improvisação que provocam o participante na relação com a arquitetura espacial da cena.

Encontros do Cena - Lucas Oliveira-13.jpg

DRAMATURGIAS, PERFORMANCE E PROCESSOS CRIATIVOS

com Márcio Abreu /// Junho de 2022

A partir de um repertório de criações realizadas nos últimos anos, Marcio Abreu abordará os campos de interseção entre as linguagens para estabelecer práticas de criação artística  e produção de pensamento a respeito das artes vivas hoje. Abordaremos, através do estudo analítico das dramaturgias de obras como Vida, PROJETO bRASIL, Maré, Preto, Nós e Outros, aspectos relacionados à composição, sonoridades, relações como real, presença, fisicalidades, e articulação de linguagens múltiplas. Trabalharemos com um conceito expandido de dramaturgia e acessaremos um conjunto de referências que fizeram parte dos processos de cada uma das peças citadas. A oficina é destinada a artistas e estudantes de artes e áreas afins. 

WhatsApp Image 2021-04-09 at 16.14.48 (2).jpeg

PRESENÇAS EM MOVIMENTO: PERFORMANCE COLETIVA 

com Mauro Filho /// Agosto 2022

Na proposição elaborada por Mauro Filho, os participantes serão convidades a pensar suas presenças a partir de estímulos de movimento e conceitos de performance na cena contemporânea. A partir destes estímulos, o coletivo irá deslocar suas presenças para espaços públicos e não convencionais, na tentativa de entender como seus corpos em movimento deslocam o espaços e as estruturas estabelecidas nestes ambientes. 

IMG_2212 (1).jpg

MOVIMENTO E REINVENÇÃO

com Karin Serafin  /// Setembro 2022

Karin Serafin trabalha em suas aulas informações que guiaram a pesquisa técnica do Grupo Cena 11. Técnica entendida no campo de operação e treinamento do Cena 11 como “modos de controle do movimento”, controle este que propõe um lugar particular de pesquisa na relação entre o peso do corpo, o desequilíbrio, a inevitabilidade, a gravidade e o chão. Sem criar hierarquias entre o corpo e o movimento, esta técnica busca instaurar um estado de disponibilidade e de organização muscular entre tensão e relaxamento, a ação da gravidade e os vetores que guiam as ações. Atravessada pelo tempo que molda a identidade desta dança,  com a qual sempre enxerga a possibilidade de reinvenção, seu olhar particular para a técnica desenvolvida junto ao Grupo é compartilhado oferecendo ferramentas de autonomia.

leticiasouza-18b.png

QUESTÕES DRAMATÚRGICAS PARA O TEATRO CONVIVIAL

com Marcos Coletta (MG) /// Outubro 2022

Nesta oficina, iremos compartilhar questões e possibilidades dramatúrgicas em propostas cênicas conviviais. A partir de exercícios de escrita e experimentação prática, os participantes desenvolverão pequenas dramaturgias relacionadas às noções de teatro performativo e teatro convivial, buscando dispositivos que permitam relações de coparticipação.

paloma1.JPG

DRAMATURIGAS DA DANÇA

com Paloma Bianchi (SC) /// novembro 2022

 

A oficina voltada para artistas e estudantes da dança e das artes cênicas é uma proposta que tem por objetivo abordar diferentes modos de pensar, problematizar e desenvolver os aspectos dramatúrgicos nas produções artísticas da dança na contemporaneidade, independentemente de linguagens
ou técnicas. Tendo como foco principal o trabalho da pessoa dramaturgista nos processos de pesquisa e de criação em dança, a oficina irá abordar a produção e a organização de sentidos a partir do trabalho com os materiais e as matérias que compõe o fazer em dança e das práticas desenvolvidas em duplas e em grupo.
Como cada criação artística produz seus próprios parâmetros de trabalho e seus modos de lidar com a dramaturgia, a oficina não visa oferecer procedimentos padronizados de trabalho, mas busca fomentar a construção coletiva de conhecimento, para que cada participante possa reconhecer seus próprios modos de fazer/pensar a dramaturgia da dança.