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OFICINAS

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ARQUITETURAS DO CORPO

com Lídia Abreu (SC) 

A oficina Arquiteturas do Corpo é uma proposta da performer, arquiteta e bailarina Lídia Abreu a partir da pesquisa e criação do espetáculo de dança contemporânea Dentre. A oficina propõe que os participantes discutam e investiguem a ideia de arquitetar uma corporalidade a partir de disparadores técnicos do campo da arquitetura, patrimônio e memória mediados pela linguagem da dança contemporânea. Na oficina, com duração de 12h, os participantes são conduzidos através de alguns dos processos que envolveram a criação de "Dentre", tais como investigação e escuta do espaço, relações entre corpo público x corpo privado, corpo coletividade e fricções entre orgânico x arquitetônico.

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CORPOS EM EXPERIÊNCIA

com Coletivo Ensaio para algo que não sabemos (SC)

Trata-se de um laboratório de criação a partir da experiência do corpo em movimento. A proposta do laboratório traz princípios investigativos que dialogam com o processo criativo do projeto ensaio para algo que não sabemos. Como deixar o corpo a serviço da experimentação? Como deixar ser estimulado pelo movimento do outro? Compor, contrapor, transpor. Acumular significados. Experimentar-se. Olhar e permitir ser olhada, ouvir e ser ouvida. Permitir ser contaminada, atravessada e reconhecer a vida no próprio corpo, despertando capacidades criativas de reinvenção de presença e relação. Respirar, (re)organizar-se, aproximar – se de si através do movimento, perceber qualidades, imagens, texturas, ritmos, vivendo e inventando a experiência. (Re)descobir uma mobilidade singular e autônoma, livre e criativa.

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PRÁTICAS PERFORMATIVAS FEMINISTAS

com Nina Caetano (MG)

Que vozes se somam às nossas? Com o interesse de criar espaços de escuta para corpos dissidentes e propiciar a construção de narrativas contra hegemônicas, esta oficina partirá de perspectivas feministas interseccionais e decoloniais para provocações que relacionam o pessoal e o político. Trazendo dispositivos de escrita, performance e autofilmagem, será suscitada a experimentação de práticas performativas que coloquem em questão aspectos relacionados a gênero, sexualidade, racialidade e origem social e que possam gerar, ao longo dos encontros, intervenções de rua, produções audiovisuais e/ou sonoras de curta duração.

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PRODUÇÃO E GESTÃO DE TRAJETÓRIAS ARTÍSTICAS

com Dani Sampaio (SP) 

O curso tem como objetivo apresentar métodos para a consolidação de modos de produção mais organizados, efetivos e sadios. Para tanto, seu programa contemplará dois módulos complementares: 1) Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas (9h) Para além do domínio da técnica – a qual é fundamental - como agentes culturais podem empreender a escrita de projetos de modo sensível e atento ao projeto artístico? Como essa escrita pode resultar em uma atuação cidadã, política e socialmente responsável? A base teórica do Módulo I será o livro “Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas” (2021), de autoria da ministrante , o qual tem como objetivo promover uma atuação mais consciente, efetiva e responsável. 2 Estruturação da produção (6h) O Módulo II tem como objetivo contemplar aspectos administrativos, financeiros e jurídicos presentes na práxis cotidiana do trabalho da produção. Para tanto, abordaremos textos e documentos de apoio, além de construirmos o que chamamos de Cronograma Semanal de Trabalho.

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